Logística Just in Time e Lean

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Durante os últimos 30 anos, dois conceitos vêm mudando a visão e a forma de atuação das empresas: a empresa Lean e a logística Just in Time. São conceitos inovadores, focados em evitar desperdícios. Mas quais os principais princípios de cada conceito?

Vamos começar pelo Lean. O Lean é, antes de tudo, uma cultura. Ao contrário da Just in Time que é uma metodologia aplicada dentro desta cultura. Lean pode ser traduzido como “enxuto”, portanto, é uma cultura em que a empresa evita perdas. Nesta cultura, perda é tudo aquilo que não agrega valor à empresa, que não está, de fato, levando a um ganho. Por exemplo: um documento que está em uma mesa aguardando uma ação, não está agregando valor, portanto, é uma perda de eficiência. Claro, que na prática, aguardar faz parte de muitos processos, mas a postura diante desse evento, muda o foco das ações de melhoria. O mesmo acontece com um produto pronto que está aguardando liberação para sair da empresa.

O que diz o sistema Lean

Como dito anteriormente, o Lean é uma cultura e sua implementação não é tão simples quanto parece. Para que o Lean seja implantado efetivamente em uma empresa, a cultura desta empresa deve mudar. Não basta criar uma cartilha com regras para cada departamento da empresa e achar que desta forma as perdas serão eliminadas e a empresa se tornará Lean. É preciso, antes de tudo, identificar onde na empresa se está perdendo valor e, desta forma, começar ali a mudança de cultura da empresa.

Depois de identificado onde se está perdendo valor, é o momento de implantar a metodologia. Agora que entra o Just in Time. O Just in Time é uma metodologia baseada em produzir bens e serviços quando estes são necessários, eliminando assim os estoques ou os atrasos. Com a Just in Time – ou JIT como é comumente visto – os prazos não são comprometidos e, consequentemente, a imagem da empresa é preservada.

Sistema Just in Time

A Just in Time também é conhecida como manufatura enxuta, manufatura de fluxo contínuo ou produção sem estoque. Isto porque não há produções em grande escala para alimentar um outro setor, gerando estoque. Tudo é produzido no momento certo, para que a empresa tenha sempre um fluxo contínuo. Porém, pode-se pensar que a Just in Time, ou até mesmo o Lean, limitam-se à área de produção, mas não é verdade. A Just in Time pode ser aplicada em todos os departamentos de uma empresa, porém é necessário que haja envolvimento de todos os departamentos para que a metodologia possa fluir da forma correta e tudo possa ocorrer da forma que é necessária.

Além de ter um envolvimento de toda a empresa, para que uma empresa Lean possa funcionar perfeitamente, também é muito importante ter fornecedores alinhados com a cultura da empresa. Fornecedores que entreguem os produtos no prazo correto, sem atrasos, sem erros e, principalmente, produtos de qualidade. Nas organizações que adotam a cultura Lean e a metodologia Just in Time, o prazo é tudo. Não se trabalha com estoque, portanto, um atraso na entrega do produto pelo fornecedor, significa um atraso na entrega do produto final para o cliente. Além disso, se o material não chegar no momento certo, todos os departamentos ficarão ociosos, esperando que o material chegue para começarem suas atividades. Isso prejudica a imagem da empresa.

Conclusão

Não ter um fornecedor alinhado com a cultura da empresa prejudica de várias formas: funcionários ociosos, significa desperdício de tempo e de dinheiro. Atraso na produção, significa atraso na entrega. E atraso na entrega, significa insatisfação do cliente final. Por isso o conceito de fluxo contínuo é tão importante nas empresas Lean. É necessário imaginar a empresa como um grande relógio, cheio de engrenagens: os ponteiros só vão andar no tempo correto se todas as engrenagens estiverem funcionando corretamente, cada uma no tempo correto que foi programada para funcionar.

Na prática, um dos sucessos do funcionamento do Just in Time é a comunicação. Nossa experiência de muitos anos em transportes urgentes, nos ensinou que uma comunicação “limpa”, sem ruídos, equivale a uma grande economia de tempo. E o tempo para uma empresa – manufatura ou serviços – tem seu custo, que pode ser diminuído com a movimentação rápida e urgente.  Foi pensando assim que nossos serviços de transporte superexpresso foram desenvolvidos.

CCA Team

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