Marketing promocional e sua logística como um projeto

marketing promocional e a logística

A logística é fator decisivo para o marketing promocional porque este possui duas principais necessidades: ação coordenada e prazo específico. Normalmente o marketing de promoção tem por objetivo proporcionar experiências em pontos de venda, ativação ou fidelização. O setor de marketing precisa coordenar vários fornecedores e garantir que todos os recursos estejam num determinado lugar, dia e hora adequados. Como seria se analisarmos como um projeto?

Project Model Canvas

O professor José Finocchio desenvolveu uma metodologia simplificada de gerenciamento de projetos que pode ser usada em diversas situações dentro das empresas. O ideal é preenchê-lo junto a sua equipe e pessoas nele envolvidas. No caso do marketing, ele pode ser um jeito prático de gerenciar entregas para uma campanha promocional. Tudo é descrito apenas numa folha para que fique facilmente visível.

Logística do marketing promocional com Project Model Canvas

Ao preencher todos os campos, você terá todas as condições previstas para o gerenciamento da sua campanha promocional. Vamos ver na prática!

PITCH – logo acima, daremos o nome ao projeto, que é seu resumo. Como estamos falando da logística do marketing promocional, poderia ser: entregar todos os materiais que serão usados na campanha de marketing promocional.

É bom definir qual é a motivação de tal projeto porque gostamos de saber o porquê das coisas e isso aumenta o engajamento.

  1.  JUSTIFICATIVA – Uma boa justificativa seria: a campanha ou evento precisa estar ok porque é um investimento da empresa. A segunda motivação poderia ser profissional: queremos ser reconhecidos como profissionais competentes no que fazemos.
  2. OBJETIVO SMART – Significa colocar em detalhes o objetivo. Tem que ser específico, mensurável, atingível, realista e ter uma data para acabar. Para o projeto de logística do marketing promocional poderia ser: entregar todos os produtos até (data), em perfeitas condições e em determinado lugar (local).
  3. BENEFÍCIOS – Quais os benefícios que teremos se tudo correr bem? A resposta pode ser: é essencial para o sucesso da campanha de marketing e nós, (equipe do marketing) teremos cumprido nossa missão.
  4. PRODUTO – O produto ou serviço é o resultado do projeto, ou seja, os materiais necessários entregues nas mãos dos clientes ou usuários da campanha.
  5. REQUISITOS – Aqui descrevemos as características do produto do projeto. Ex: cumprir prazo combinado, quantidade de cada item, dentro da qualidade exigida e sem estourar o orçamento.
  6. STAKEHOLDERS EXTERNOS – São chamados assim os envolvidos no projeto de maneira externa. Serão as gráficas, empresas de frete aéreo, transportadoras, empresas de brindes, terceiros, agências de publicidade, etc.
  7. EQUIPE – Toda a equipe envolvida. Terá um gerente que coordena os trabalhos junto aos colegas que darão o suporte.
  8. PREMISSAS – Nesta coluna listamos aquilo que esperamos que aconteça para que o projeto alcance o resultado esperado. Ex: acho que as empresas terceirizadas ou contratadas irão cumprir o prazo; acho que o material promocional terá a qualidade escolhida; acho que o prazo estipulado é suficiente; e finalmente, mas sem esquecer, acho que serei informado sobre qualquer imprevisto. São ações que você considera como certas de acontecer mas não tem certeza se acontecerão.
  9. ENTREGAS – As entregas são as ações em si. Ex: cotação de frete, contratação de fornecedores, negociação de prazo e quantidade, etc. É preciso que tudo esteja detalhado para que possa ser feito posteriormente o cronograma.
  10. RISCOS – Riscos são situações externas que podem atrapalhar a conclusão do projeto logístico da campanha publicitária. Não temos controle sobre elas, mas devemos saber quais são, pois podemos nos preparar caso ocorram. Ex: mal tempo, greve, autorização do local do evento, fornecedor não confiável, doenças, poucos fornecedores, etc.
  11. RESTRIÇÕES – São fatores restritivos aqueles ligados aos riscos acima. Seriam as respostas caso aconteçam, restringindo nossas ações. Ex: não encontrar fornecedores, contratar fornecedor desconhecido, não estipular um meio de comunicação com a empresa de frete, não reconhecer se a qualidade dos materiais é a ideal, ou até o limite do orçamento.
  12. LINHA DO TEMPO – É o cronograma das entregas descrevendo quando cada material será entregue e por quem. Tudo numa linha de tempo para que uma entrega puxe a outra. Ex: Sabendo que o transporte até o destino levará X dias, é preciso que o kit da promoção esteja pronto na gráfica até a data Y. Portanto a agência de publicidade precisa me entregar até data Z. Note que, se trata de uma análise do tempo feita ao contrário, de traz para frente.
  13. CUSTO – Finalmente, e não menos importante, precisamos estimar o custo de todas as ações. E vale registrar o valor tolerado caso ocorram imprevistos.

Conclusão

A metodologia do Project Model Canvas ajuda bastante ao pensar pequenos projetos de maneira rápida e prática. A logística do marketing promocional ou de uma campanha de promoção é gerenciada de forma visual e colaborativa. Vale a pena tentar! E você, já conhecia? Se sim, conte-nos a experiência.

Abraços

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

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