A transformação tecnológica na Logística com a impressora 3D

impressao3d-logistica-revolucao

O que antes pareciam cenas de filmes de ficção exibidos nos cinemas, hoje, estão a cada dia mais próximas das pessoas, da produção nas indústrias, de nossas vidas. As impressoras tridimensionais, ou simplificando, as impressoras 3D vem mudando conceitos.

Ao pesquisarmos na internet as inúmeras possibilidades de impressão 3D, podemos constatar que mesmo sendo recente, essa tecnologia avançou extraordinariamente. E num curto espaço de tempo.

Atualmente, são impressos carros, casas, ferramentas, brinquedos, produtos para saúde (como partes de ossos – próteses). E nos mais diversos materiais, como polímeros, metais, cerâmica, vidro, etc.

Provavelmente, tudo e todos, em um curto espaço de tempo, precisarão redefinir metas e táticas ao incluir a impressão 3D em algum momento das cadeias produtiva e de suprimentos. Certamente essa grande e contínua evolução impactará todo o setor de logística.

A revolução da impressora 3D na Logística

Não podemos deixar de reconhecer que a transformação gerada pelas impressoras 3D é, no momento, difícil de mensurar e prever mais assertivamente. O que acontecerá às indústrias quando puderem imprimir parte ou inúmeros itens e peças utilizados em suas linhas de produção?

Especialistas dizem que haverá redução de custos da produção. Também durabilidade maior das peças, reposição rápida dos itens no estoque. Porém, mesmo avançando rapidamente, nada vai acontecer como num passe de mágica. É preciso planejar e investir.

O preço das impressoras 3D vem caindo, mas ainda é muito alto para muitas empresas, sem contar o material a ser impresso. O certo que investir nesse tipo de produção trará benefícios às empresas. Devido a sua capacidade de simplificar e personalizar, a impressão em 3D pode unir ainda mais a fabricação e a logística, agilizando toda a cadeia.

Grandes empresas montadoras de veículos, como Ford, Audi e Mercedes, já estão utilizando a impressão em 3D na produção de peças de reposição e componentes na linha de produção. Assim, abreviam bastante o tempo de espera dos clientes na espera das peças, por exemplo. E também a utilizam na produção de protótipos de novos modelos.

A expectativa é que fornecedores logísticos acompanhem a evolução da cadeia produtiva, pois o tempo de espera na produção ou a efetiva entrega de peças e materiais deverá ser cada vez menor. Assim, será uma exigência maior, a cada dia.

Conclusão

Por isso e para acompanhar os avanços tecnológicos, estamos sempre atentos às mudanças e prontos para atender às mais diversas necessidades das indústrias.

Somos especialistas em transportes expressos e entregas urgentes. Estamos cientes quanto a oferta e demanda no mercado industrial dependem de pontualidade e cuidados especiais. Imprevistos não têm hora para acontecer e o fluxo da cadeia logística não pode parar.

Conte conosco. Faça sua cotação diretamente no site.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

dicionário de logística