Cotação de Frete Aéreo: como solicitar em poucos passos

Uma das dúvidas mais comuns nos mecanismos de busca da internet está relacionada sobre como proceder para solicitar a cotação de um serviço de entrega expressa, por meio do sistema rodoaéreo. Dessa forma, separamos aqui um guia com orientações básicas de tudo o que você precisa ter em mãos quando for realizar essa cotação inicial. Importante ressaltar que essas orientações podem variar dependendo da modalidade ou do sistema que você for utilizar. Caso surja alguma dificuldade durante a operação, busque orientação com o atendimento da empresa.

Acompanha abaixo as etapas:

  • Cidade de origem

A primeira informação é o local de origem da carga, ou seja, a cidade e o estado em que a mercadoria se encontra. Cidades mais distantes das capitais, e consequentemente de aeroportos, precisam de soluções logísticas diferentes para o cálculo do frete.

  • Cidade destino

Você também vai precisar informar a cidade e estado para o qual a carga será entregue. A situação é parecida com a coleta, se aprovada a cotação, será preciso o nome da empresa destinatária e seu endereço para realizar a entrega. Existe uma segunda opção que é a retirada da mercadoria pelo destinatário no aeroporto. Essa modalidade pode alterar o cálculo do frete e se aprovada a cotação, é necessário o nome da pessoa que irá retirar a carga.

É importante que toda a operação do transporte seja rastreada.  A CCA disponibiliza o rastreamento das encomendas no seu site e, também, por e-mail.

  • Peso da carga

Considere como peso real da mercadoria aquele após a embalagem. Ele será um fator muito relevante no cálculo do frete aéreo, a não ser que o peso cubado seja maior do que o peso real.

  • Dimensões da carga

Essa é uma informação muito importante, pois é através das medidas de comprimento, altura e largura que será calculado a cubagem. (Caso seja maior que o peso real, então ele será considerado no cálculo)

  • Conteúdo da mercadoria

As restrições no transporte aéreo de cargas visam a segurança das operações. As cargas são classificadas seguindo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Existem as cargas perigosas, que precisam de trato especial para serem transportadas e outras que são proibidas.

  • Valor da nota fiscal

Toda operação de transporte deve ser segurada, levando-se em conta o valor da nota fiscal do produto. Vale lembrar que, na composição do orçamento, o valor do seguro no frete aéreo é consideravelmente menor do que no frete rodoviário. Isso se deve ao fato de o transporte aéreo de cargas ser um modal que apresenta menos riscos.

  • Dados cadastrais

Por último, para concluir sua cotação de frete aéreo, basta informar seus dados de contato: o nome da empresa, um e-mail ou telefone. Se a cotação for realizada com a CCA, você terá o retorno poucos minutos, bem como um número de identificação.

Tudo de forma rápida e eficiente.