O frete aéreo é um quebra-cabeça para a logística

frete aéreo quebra cabeça logística

O transporte aéreo de cargas, ou o chamado frete aéreo, vem aumentando com o passar dos anos no Brasil mesmo com as dificuldades existentes em relação à infraestrutura dos aeroportos. Apesar disso, equipes de logística muitas vezes não têm a chance de trocar informações com transportadores especialistas em carga aéreas. Será que o frete aéreo vale a pena somente para alguns setores? Será que depende mais do destino? Ou apenas em situações de extrema urgência?

Logística aérea no Brasil

Alguns conceitos de cinco ou seis anos atrás não são mais válidos quando falamos sobre frete aéreo. Companhias surgiram e malhas aéreas ainda são alteradas o tempo todo. A dinâmica do setor possibilita hoje o que não era possível no passado.

A facilidade que o frete aéreo representa para um país continental como o Brasil ainda é pouco explorada, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Não chega a 20% (em peso) a capacidade utilizada nas aeronaves.  Projeções da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) indicam crescimento de 3,9% até 2018 na América do Sul.

Esse modal de transporte tem suas características especiais e uma delas é necessidade de integrar as informações.

Começamos pelos aeroportos

Todas as capitais brasileiras têm o seu aeroporto, assim como algumas cidades importantes. As reformas feitas nesses aeroportos nos últimos anos melhoraram a vazão das cargas, mesmo causando transtornos operacionais temporários. Para fazer o melhor uso do frete aéreo é preciso conhecer e principalmente acompanhar as mudanças que ocorrem com os aeroportos. É fácil entender, pois a cada rota criada se abre uma nova possibilidade de entrega ou mesmo de novos negócios para as empresas. Especialistas em transporte aéreo de cargas precisam estar atentos a estas opções para que os clientes possam escolher a melhor solução logística.

Companhias aéreas

Muitos diriam – sim, elas são complicadas! Na verdade o foco das companhias aéreas brasileiras é o transporte de pessoas, estando o transporte de cargas como um serviço complementar. Portanto, para que haja um bom diálogo entre as partes, é necessário que os operadores logísticos ou empresas tenham alguma relevância em se tratando de volume transportado. Ou seja, quanto mais carga, mais possibilidades você terá. Por isso os especialistas no transporte aéreo possuem opções diferenciadas que geram um quebra-cabeça a ser resolvido.

Outra questão pertinente é a malha aérea que pode ser alterada a qualquer momento. Mais uma vez, a função do prestador do serviço de frete aéreo é estar informado para poder traçar rotas inteligentes, considerando eventuais imprevistos como mau tempo, greves, etc.

Aeronaves

As três opções para o frete aéreo de cargas no Brasil são:

Aeronaves cargueiras

Como o próprio nome diz, são usadas somente para transporte de cargas sem restrições de peso e volumetria. Manaus, devido ao grande polo industrial, é um dos principais destinos.

Aeronave Mista

É usada na grande maioria dos transportes nacionais. A carga é transportada a granel e acondicionada com redes de segurança no porão da aeronave. Cada companhia tem seu limite de peso e tamanho devido aos modelos de aeronaves existentes. Uma consulta com o especialista e este passará todas as informações.

Fretamento

Este é o serviço mais eficiente possível. É usado em casos de extrema urgência, como numa parada de produção fabril, por exemplo, quando o custo de uma fábrica parada se torna maior do que qualquer custo logístico. São aviões de pequeno porte contratados para voos particulares.

Tipos de cargas

A ANAC regulamenta os procedimentos para o transporte aéreo de cargas no Brasil e alguns tipos são proibidos:

– Correspondências, pois cabe aos Correios, sendo monopólio da União;

– Dinheiro em espécie e cheque;

– Pedras de metais preciosos como ouro, prata, diamante, rubi, safira, pérola, opala e esmeralda.

Outras cargas não são proibidas, porém perigosas. Elas precisam de autorização específica e embalagem adequada segundo a legislação. Exemplos são os explosivos, gases inflamáveis, oxidantes, venenos, infecciosos, radioativos e corrosivos.

Independente do tipo de carga as embalagens devem estar dentro das condições de segurança para que não sejam recusadas na hora do embarque. Confira aqui as possibilidades.

Conhecendo mais da logística aérea

Junto a todos esses detalhes, ainda temos o cálculo da cubagem na hora de precificar o transporte:

Comprimento (cm) X Largura (cm) X Altura (cm) / 6000 ou 1 m³ = 167 kg taxados.

Com todos os dados em mãos é possível concluir quando o frete aéreo será a melhor solução ou não. O que precisamos lembrar é que cada caso é um caso, pois as variações da malha área e as possibilidades de rotas alternativas podem criar soluções interessantes em relação ao custo/benefício para os clientes das empresas.

Para isso tudo funcionar, a experiência somada ao gerenciamento de dados conta bastante.

Transformar os dados que chegam de aeroportos, horários de voos e tempo de liberação de carga de cada destino em opção logística demanda treinamento especial por parte da equipe responsável pelo transporte.

A sincronização entre todos os responsáveis pela entrega é fundamental. E sincronização nesse caso significa comunicação.

Avaliação de desempenho

O último ponto a ser ressaltado é a avaliação do processo geral. Transportadores experientes sabem que o ontem não dá a certeza do amanhã e por isso a avaliação de desempenho é a melhor ferramenta para manter e também evoluir no quesito qualidade. Empresas que prestam serviço de frete aéreo que ainda não dispõem de um sistema de avaliação constante de agentes, frota e demais dados, não estão fazendo tudo o que podem pelos seus clientes. A verdade é que a logística moderna nos empurra para uma melhoria contínua no gerenciamento de dados. A tecnologia nos ajuda, e muito, nessa missão.

Saber avaliar os dados é a diferença entre ser possível ou não uma entrega expressa.

Avalie sempre, essa é a regra.

Se quiser saber mais detalhes sobre como o frete aéreo pode ajudar a resolver problemas logísticos, fale com especialistas.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

ebook profissão comprador

Comments are closed.