Como as empresas de frete aéreo podem atuar no e-commerce?

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O frete aéreo ainda não faz parte do e-commerce brasileiro como uma solução comum para a logística. Quando olhamos para o tamanho do Brasil, fica a pergunta: por quê? Custo, diriam muitos. Talvez. Para uma boa resposta precisamos de comparações. Não apenas comparar preços de frete, mas necessidades diferentes. O fato é que ao receber um cliente em sua loja virtual, a empresa não sabe qual é sua real urgência ou necessidade. E nem deveria tentar adivinhar, basta lhe dar opções. A maioria das lojas disponibiliza duas opções de serviços dos correios e mais alguma transportadora. Na realidade brasileira não poderia ser de outra maneira, claro, devido nossas políticas passadas de priorização da malha rodoviária. Mas estamos falando de clientes que ainda assim, estão insatisfeitos ou gostariam de escolher uma opção mais rápida.

Imagine uma pessoa que deseja presentear alguém, pelo seu aniversário, e a data está muito próxima. Ela navega na web, encontra o presente ideal para o aniversariante especial, mas pelo prazo previsto o produto não vai chegar. Se ao menos ela tivesse se lembrado do aniversário uma semana antes…

Ora, são situações comuns e corriqueiras de esquecimento que fazem parte de nosso estilo de vida moderno. Tudo muito rápido e prático. Decide-se quase tudo em cima da hora. Ganhará pontos a empresa que estiver lá, disponível para atender. Isto se chama conveniência. É o mesmo motivo pelo qual preferimos comprar em lugares que ficam próximos de nosso trajeto quando voltamos para casa depois do trabalho.

Na equação das necessidades do ser humano, estão a urgência e a conveniência. O valor a se pago por elas é relativo e deve ser medido por óticas variadas.

E onde entra o frete aéreo?

Empresas de frete aéreo já possuem em seu core business, atender situações urgentes. É isso que elas fazem todo dia. Já passaram por inúmeras situações de extrema urgência no mercado B2B (empresas para empresas) e é normal realizar entregas de cargas a um cliente que fica do outro lado do país em algumas horas. A questão não é comparar modelos de negócios, são situações diversas, mas sabemos também que existem compradores pessoas físicas que estariam dispostos a pagar mais, se tiverem a opção de uma entrega no prazo extremamente menor. Para um e-commerce significa dar atendimento ao cliente em todas as situações, e lembrá-lo que a escolha é dele – ele tem opções. Disponibilizar entregas através de frete aéreo nas lojas virtuais é uma forma de compreender o comprador.

Apesar disso, é importante ressaltar que nem todas as empresas de frete aéreo estão preparadas para atuar num mercado mais fragmentado como o e-commerce, porém, aquelas que possuem uma estrutura mais “afiada” e uma equipe bem treinada, consegue a façanha: entregar no menor prazo possível.

Dar opções é ganhar clientes

A praça de atuação das lojas virtuais é todo o território brasileiro e por isso mesmo, além da capacidade de entregas pelo modal aéreo para todas as localidades. Empresas de frete aéreo nacional conseguirão atender principalmente as capitais, e cidades de maior porte no interior dos estados. Justamente onde está a grande fatia de consumidores que já aderiram ao hábito de comprar online. Desses milhares de clientes, teremos compradores da classe A, B, C ou até mesmo D – sem querer exagerar nas classificações. O que nos mostra que prestadores do serviço de frete aéreo que ofertam opções econômicas e intermediárias, possuem toda a condição para trabalhar (não rivalizar) junto ao tradicional frete rodoviário, considerando claro, localidades centrais.

Para os profissionais de logística e aos empreendedores que estão ajudando a moldar o e-commerce brasileiro, uma reflexão: você gostaria como cliente ou comprador, ter opções? É de se pensar!

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

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