Como se tornar um Gestor em Logística

profissao-gestor-logistica-brasil

As empresas têm atingido padrões de fabricação que fazem com que os produtos diminuam suas diferenças e apresentem qualidades equivalentes. Para que o cliente opte por uma ou outra empresa, é preciso ter um diferencial – não necessariamente no produto. Este diferencial, inclusive, pode vir do gestor ou profissional de logística, tornando a empresa superior em qualidade de serviço de entregas.

Mas, para ser um gestor em logística, é preciso estudar e principalmente gostar do que faz, pois, gerenciar processos exige grande dedicação e responsabilidade.

Em outros tempos, a logística era considerada uma área completamente operacional, responsável por grande parte dos custos de uma empresa. Com o tempo e a evolução, passou por diversas transformações e hoje integra uma parte fundamental do planejamento de uma empresa.

Como deve ser um gestor em logística

Junto com a evolução dessa área e a redefinição do conceito de o que é logística, o gestor em logística também passou a ter um novo perfil, que envolve qualidades que vão muito além do conhecimento técnico para a execução de suas atividades. Dentre elas, podemos citar 5 dessas características: capacidade para trabalhar sob pressão, graduação/estudo, dinamismo, habilidade de comunicação, proatividade.

O gestor supervisiona, planeja, controla e avalia a eficiência dos meios de transportes utilizados pela empresa ou indústria, organiza os recursos exigidos pelo transporte de bens, e se certifica de que a estocagem, distribuição e transporte atendam às necessidades da empresa.

Todo esse processo de logística requer habilidades, como raciocínio lógico, visão estratégica e sistêmica, capacidade de comunicação interpessoal, formação humanística, desenvolvimento pró-ativo e também senso crítico. O ideal é ser graduado e especializado na área, com pós-graduação ou MBA bem focados. Algumas universidades oferecem o curso de Gestão em Logística, que oferece conceitos desde a base.

O mercado aceita profissionais formados também em cursos de engenharia de produção, mas caso a intenção seja mesmo trabalhar como gestor de logística, o ideal é começar da base. É na graduação que se aprendem os conceitos básicos que faltarão nas etapas seguintes. Ter conhecimentos em inventário rotativo, processos e mapeamento dos mesmos, gestão financeira e de indicadores são importantíssimos.

Profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral também são procurados para o cargo. Todos têm praticamente a mesma função: encontrar soluções de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.

Quais setores mais precisam desses gestores?

As oportunidades estão mais concentradas nas áreas de serviços (transportadoras, operadores logísticos) e indústria em geral. Mas nos últimos anos a atuação dos gestores em logística nos e-commerces tem sido de vital importância, exigindo dos profissionais conhecimentos em tecnologias digitais e plataformas eletrônicas.

Na região sudeste, por se tratar do lugar onde há mais empresas do setor, há maior procura pelos profissionais de logística. Apesar disso, já é visível também em outros estados a crescente visão da importância do profissional. Por isso, podemos dizer que há mercado em todos os lugares do Brasil.

Conclusão

Aqui vale uma reflexão essencial. Por mais que o futuro Gestor em Logística se prepare, estude e aprofunde seus conhecimentos, há algo de muito mais valorizado em qualquer profissional, que é a vontade de resolver problemas. Eles certamente estarão em toda parte, em qualquer meio corporativo. Por isso, praticar a resolução de problemas de forma racional faz com que o gestor logístico tenha a serenidade de focar sua energia – e da sua equipe – em atingir os objetivos da empresa e consequentemente, os seus. Isso é trabalhoso, mas não necessariamente estressante. Vai depender da postura emocional do gestor. Portanto, use a “cabeça” e cuide bem das relações humanas!

Essa é uma lição que aprendemos ao longo de tantos anos operando com logística super expressa.

Se quiser saber mais, conte conosco. Temos soluções em transporte expresso e disponibilizamos algumas facilidades, como rastreamento online, embalagem personalizada e logística reversa.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

ebook profissão comprador