Noel comanda a maior operação logística do mundo

Papai Noel e a maior operação logística do mundo

Não é fácil! Imagine se você, leitor, tivesse a seguinte missão logística:

Entregar aproximadamente 1,8 bilhões* de presentes em 32 horas ao redor do mundo. E aí? Como fazer?

O modal de transporte escolhido é o aéreo, com certeza, e as renas mágicas voam tão rápido que mais parecem foguetes. Só há uma figura que consegue esta façanha logística todo ano – o bom velhinho de barba branca, mais conhecido como Papai Noel.

Quem é Papai Noel?

Noel em francês significa Natal e em muitos lugares que falam a língua portuguesa, excluindo o Brasil, ele é chamado de Pai Natal. A história começou com uma pessoa que realmente existiu, o Bispo Nicolau. Muito provavelmente ele nasceu na região da Turquia e sabemos que sua morte ocorreu em 6 de dezembro do ano de 350. Acredita-se que esteja enterrado em Bari, na Itália. Atribui-se a ele vários milagres, e por isso, posteriormente foi canonizado e ficou conhecido como São Nicolau. A história conta que o bom Nicolau gostava de crianças e foi o primeiro santo da igreja católica a se preocupar com uma educação moral das crianças.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Papai Noel (ou Santa Claus) não foi inventado pela Coca-Cola, nem mesmo seu traje vermelho e preto. Outras marcas já haviam se apropriado dessas cores para trajá-lo antes da primeira campanha da Coca-Cola, em 1931. É o caso da indústria de água mineral White Rock Beverages em 1923.

Ilustração de Papai Noel de 1863

Papai Noel numa edição da revista Harper’s Weekly, de 3 de Janeiro de 1863 e ilustrado por Thomas Nast.

Como toda lenda, sempre há controvérsias envolvidas. Para os americanos, por exemplo, ele vive no Polo Norte, mas na Europa todos concordam que sua casa fica na Lapônia, Finlândia. Por isso, até um reduto da colônia Finlandesa no Brasil, a cidade de Penedo, no Rio de Janeiro, decidiu-se declarar “residência de verão” do bom velhinho. Vejam só!

Presentes para crianças e imaginação para os adultos

Apesar do enorme apelo publicitário, o momento de ganhar presentes é mágico e transformador para uma criança. Mesmo aquelas menos favorecidas, que são forçadas a descobrir a aspereza da vida muito cedo, gostariam de acreditar na alegria do Natal, se pudessem.  E nós, adultos racionais? O que nos sobra dessa história?

Talvez a melhor maneira de refletir o Natal, independente do significado religioso, seja considerá-lo como um renascimento e um recomeço.

Vamos propor assim: faremos de conta que o Papai Noel também nos trará um presente, e que dentro, terá o fruto daquilo que cultivamos durante o ano. É como se cada sentimento, cada amizade, estivesse dentro da caixa de presente. Como se nossas experiências e nossas motivações tivessem sido empacotadas e devolvidas a nós mesmos, na noite de Natal.

Você pode imaginar o que receberia? Faça o teste e tente enxergar como seria o seu presente merecido de Natal. Coloque lá dentro todas as experiências do ano, boas e ruins e procure não se esquecer de nada.  E se, ao abrir o seu presente, você ainda sorrir de felicidade, agradeça por tudo. Este é o espírito do Natal – saber agradecer e a possibilidade de recomeçar.

Feliz Natal do tamanho do mundo

Desejamos felicidades a todos que nos acompanham e aos queridos clientes, nossos sinceros agradecimentos. E como o Natal é uma data comemorada praticamente no mundo todo, deixamos um “Feliz Natal” em vários idiomas para vocês:

Feliz Natal em vários idiomas

*Segundo a UNICEF são 2,2 bilhões de crianças e adolescentes no mundo.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes