São 466 anos de vida e prosperidade. Parabéns Sampa!

Quando, em 25 de janeiro de 1554, doze padres jesuítas, dentre eles José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, fundaram um colégio para ajudar na formação e educação de indígenas no povoado de São Paulo de Piratininga, não deve ter lhes ocorrido que a simples povoação que se formava seria a cidade gigantesca que temos hoje.

Nos anos que se seguiram, São Paulo ainda era uma vila isolada e pobre, sobretudo pela dificuldade de acesso vinda do litoral pela Serra do Mar.

Mas as coisas começaram a mudar com a Declaração de Independência do Brasil, bradada por Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga, em 1822. No ano seguinte, a cidade de São Paulo recebeu o título de Cidade Imperial. Com essa importância alcançada, São Paulo, recebeu novas ferrovias que ligavam o interior à capital. Isso nos anos finais do século XIX.

A economia gerada pelo cultivo cafeeiro trouxe a São Paulo população e riquezas até aproximadamente os anos de 1930.

Já no século XX, o que fez aumentar a cidade foi o crescimento industrial. Com isso, bairros residenciais foram se estabelecendo onde antes havia área rural.

Outra data marcante na história da cidade foi a Revolução Constitucionalista, no ano de 1932, quando boa parte da população era contra o governo do presidente Getúlio Vargas. E uma de suas consequências foi a criação da USP – Universidade de São Paulo, uma das maiores da América Latina, em 1934.

A “terra da garoa”, eternizada nas músicas de Adoniran Barbosa, se tornou uma metrópole que oferece de tudo aos seus habitantes e turistas e de uma importância fundamental na economia do país.

A importante participação econômica de São Paulo para o Brasil

Há muito, São Paulo tem o maior PIB entre todas as cidades brasileiras. Considerada o maior centro financeiro do país, especialmente o situado na Avenida Paulista, a economia da cidade vem se transformando nas últimas três décadas.

Por muito tempo, a atividade industrial foi a principal, nos mais variados segmentos. Em novos tempos, além da indústria, a cidade se transformou num mega polo de serviços e negócios diversos.

Pelos últimos dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o PIB per capita paulistano é de quase R$ 58 mil e sua população é estimada em aproximadamente 12.252.023 de pessoas. É a maior e mais populosa cidade brasileira.

CCA – encurtando distâncias!

Soluções em transporte expresso, na medida da sua urgência