A impressionante origem do Dia da Logística

origem-dia-da-logistica-junho6

O Dia da Logística, lembrado em nosso país no dia 06 de junho, tem sua origem na mais incrível operação militar que ocorreu na história mundial: a Overlord. Considerada uma façanha logística, fez parte dela outra operação incrível, chamada de Bolero.

A Overlord representa o dia do desembarque das forças aliadas na praia da Normandia, na França, mais conhecido como D-Day, ou Dia D. Este dia marcou o início do final da Segunda Guerra Mundial e consequentemente, a queda da Alemanha nazista de Hitler, finalmente, 11 meses depois dessa invasão.

Números da Bolero: uma gigantesca operação logística

Para as forças aliadas executarem essa megaoperação logística militar, foram 2 anos de muita preparação e forças-tarefas de abastecimento e milhares de funcionários e navios envolvidos, especialmente de americanos e britânicos. Os americanos enviaram 17 milhões de toneladas em carga ao Reino Unido, entre 1942 e 1944, entre suprimentos e equipamentos, e este país, por sua vez, somou outras tantas para serem enviadas à França.

Uma gestão de operações excepcional de planejamento que abrangeu o deslocamento de 1 milhão de soldados americanos, com suprimentos e equipamentos necessários para atendê-los. E para dar suporte a todo esse contingente e suas demandas, foram montados 2 portos flutuantes ou “portáteis”, que ficaram mais próximos dos locais da invasão, para manter o constante abastecimento das tropas e permitir o avanço dos aliados pelo litoral até a retomada da capital, Paris.

A operação Bolero teve 288 dias de planejamento e durou 85 dias.

Do dia 06 até o dia 11 de junho de 1944, 326.547 soldados, 54.186 veículos e 104.428 toneladas de suprimentos foram desembarcados nas praias da Normandia. Impressionante, não é mesmo?!

Bem, com números assim, certamente a logística teve papel fundamental na conquista das forças aliadas. Sem ela, como fazer para desembarcar tanta gente, coordenar tantas embarcações, aviões, e entregar tamanha quantidade de suprimentos e equipamentos?

Para se ter uma ideia da importância da logística neste evento, como estratégia militar, fica evidente com a frase dita por um soldado alemão, depois do Dia D: “Eu sei como vocês nos derrotaram. Empilharam suprimentos e depois os deixaram cair sobre nós”.

As técnicas logísticas que foram empregadas nesta operação influenciaram em outras guerras, como a Guerra da Coreia, em 1950 e a do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait, em 1990; em menor escala, mas não em importância.

Conclusão

Não há como imaginar nossos dias atuais sem a logística. Como a origem do seu nome nos mostra, logos significa calcular, pensar e analisar.

Realmente é preciso planejar antes de executar, pois com tanta tecnologia e novos produtos surgindo diariamente e espalhados pelo mundo, a logística se torna cada vez mais necessária na coordenação e integração dos pontos de produção dos produtos e dos de consumo.

Em sua essência, mantém fatores importantes e fundamentais: lógica, táticas, enfim, tudo o que contribui e influencia para alcançar o objetivo final e melhorar os resultados da gestão logística.

A CCA, com muita satisfação, parabeniza a todos os profissionais que se dedicam e atuam nessa importante e imprescindível atividade.

Parabéns a todos pelo Dia da Logística!

 

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

dicionário de logística