A importância do inglês para logística

idioma-ingles-logistica

A língua inglesa está em todos os lugares. Nos nomes das lojas e produtos, em músicas, filmes, programas de TV, na internet. Sendo a segunda língua mais falada no mundo, atrás apenas do mandarim (falado na China), saber entender e se comunicar nesse idioma pode ser crucial para a vida profissional.

Sabendo da sua importância, é inegável que quem sabe falar e escrever nesse idioma é visto com outros olhos pelos empregadores. Podemos dizer que, inclusive, quem não sabe inglês é considerado parcialmente fora da comunidade mundial e de seu mercado profissional.

O inglês é essencial e referência no dia a dia do mundo dos negócios. Em muitos setores, não é apenas um diferencial, mas sim uma exigência. Na logística, muitos termos e conceitos usados diariamente são expressados em inglês. Sendo assim, como não saber ou conhecer as principais palavras e expressões? Pois quem sabe, ou procura saber, desenvolve uma importante habilidade e conhecimento. Para o profissional de logística, é fundamental poder se comunicar em inglês, entender os palavras e siglas citadas e utilizadas no setor.

Falando inglês na logística

Sabemos que a função da logística é gerenciar informações e tudo o que engloba a movimentação de serviços e produtos das empresas. E estas, ao aprimorar seus processos, se tornam mais competitivas.

A cada dia que passa, percebemos que a economia está mais interligada globalmente. E com isso, os profissionais de logística precisam estar preparados para coordenar negociações e e-commerce mundiais, para se comunicar verbal ou oralmente e poder interpretar a documentação envolvida no transporte de mercadorias, como contratos de seguros e informações alfandegárias, comumente encontrados em inglês.

É praticamente mandatário para um profissional de logística ter um vocabulário específico e técnico em inglês e se tornar a cada dia mais completo. Algumas empresas, inclusive, exigem mais de uma língua estrangeira, pois consideram o inglês obrigatório.

E por que tudo isso? Porque a logística para exportação e importação em nosso país vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos tempos. E como as exigências aumentam devido à importância dos negócios, é necessário estar preparado para acompanhar o movimento e as mudanças na área e poder usufruir das oportunidades que aparecem.

Para maximizar toda a cadeia logística, reduzir custos, aumentar a produtividade, ganhar tempo e segurança em diferentes tipos de negociações e mercados, o profissional de logística precisa trabalhar com informações precisas, compreender as necessidades e expectativas dos clientes e mercados em que atua, especialmente quando são em inglês.

Pode acreditar, o mercado de trabalho reconhece a importância do conhecimento e por isso tende a escolher o profissional que domina o idioma inglês num processo seletivo ou para uma promoção, e saber significa ter uma vantagem competitiva.

Ferramentas e plataformas para aprender inglês

Felizmente, hoje encontramos muitas opções de sites e portais na internet que possibilitam aperfeiçoar o inglês de quem já conhece o básico ou de quem está em níveis intermediário e avançado.

Veja abaixo alguns canais, sites e portais de aprendizado em inglês:

  1. Duolingo
  2. Babbel
  3. English Online
  4. Learn English Online
  5. Learn American English Online
  6. USA Learns
  7. Curso de Inglês Grátis
  8. Zap English
  9. Aula de inglês grátis
  10. Mooec
  11. Memrise

Conclusão

É importante levar em consideração que em nossas vidas há a necessidade de aprendizado contínuo e constante. Assim é com a língua inglesa. Se há pouco tempo não era tão exigida, hoje e amanhã será cada vez mais. Considere que saber inglês deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um requisito para as empresas quando contratam. Para muitos empregadores, saber inglês e outro idioma tem a mesma importância de uma formação acadêmica.

Esteja atento às rápidas mudanças e exigências do mercado, assim, mantendo uma frequência de estudo, estará à frente de outros concorrentes e atualizado no setor, pois a atividade logística vem cobrando cada vez mais dos profissionais que nela atuam.

Acesse o dicionário logístico que elaboramos e saiba mais sobre os termos utilizados no setor, em português e inglês.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

ebook profissão comprador

 

 

2 Comments on "A importância do inglês para logística"

  1. Legal, muito interessante o texto.

    • CCA Team | at |

      Olá Rosângela!

      Agradecemos seu comentário.
      Continue acompanhando nosso blog.

Comments are closed.