O valor da gestão de pessoas na atividade logística

gestao-pessoas-logistica

Como podemos perceber em nosso dia a dia, as empresas têm investido mais e mais em máquinas, automação, tecnologia de movimentação e transporte, estruturas de armazéns e logística, TI. Porém, não se pode esquecer do fator humano envolvido no processo, da necessidade de gestão de pessoas nas organizações e do conjunto de conhecimento e habilidades requeridos para o desempenho das funções em geral, e inclusive, na logística, assunto deste artigo.

Além da obrigação de se ter eficiente gestão empresarial, é preciso observar o papel da logística em toda cadeia produtiva da empresa, desde seu mais afastado fornecedor até o mais longínquo cliente. É essencial considerar o recrutamento e seleção, a admissão e o treinamento dos funcionários, tornando os assim mais capacitados no desenvolvimento de suas atividades cotidianas.

Dentro de uma gestão estratégica de pessoas, é de extrema relevância informar a todos os funcionários, em todos os níveis de hierarquia, as metas e objetivos da empresa, verticalizando uma ideia de desenvolvimento que busca atingir duradouros resultados.

O gerenciamento de pessoas e o sucesso competitivo

Ao fazer o “trabalho de casa”, analisando e conhecendo as necessidades de cada um e viabilizando a capacitação de seus colaboradores, as empresas podem instituir e definir processos e cobrar a execução deles. Só assim poderá se manter competitiva e obter sucesso nos resultados.

Cultura organizacional

É preciso distinguir a ideia de criar e gerenciar equipe de formar pessoas, apesar de terem muito em comum. Quem forma equipe e gerencia pessoas deve ter a capacidade de reunir e motivar seus componentes para trabalharem unidos e cooperadores. Trabalhar em equipe é imprescindível no setor de logística, pois como ele integra muitas esferas e empresas, tudo interligado, de conhecimento comum e em tempo real facilitará a movimentação e entrega das cargas. Quando motivadas e alocadas na posição certa, as pessoas tendem a se sentir integradas e até mesmo donas das empresas. Há pleno engajamento e o processo fluirá sem problemas ou distorções.

Perfil profissional e capacitação pessoal

No mercado de trabalho, a procura maior é pelo perfil de um profissional multifacetado e polivalente, capaz de lidar com situações diferentes no dia a dia. Os pré-requisitos indicados em anúncios de empresas que procuram profissionais normalmente são:

  • Ter liderança;
  • Possuir criatividade;
  • Ser inovador;
  • Preparado para aceitar desafios;
  • Boa relação interpessoal;
  • Habilidade de comunicação;
  • Experiência e domínio na função.

Nos dias de hoje, a capacitação e treinamento dos funcionários são considerados meios para o desenvolvimento das competências pessoais, aumentando produtividade, criatividade e assim, contribuindo mais e melhor aos objetivos da empresa. Esse processo de qualificação dos colaboradores deve ser contínuo e constante.

Conclusão

Com o rápido e crescente avanço da tecnologia, que em muito facilita a nossa vida, em outros momentos se torna difícil de acompanhar e atualizar nossos conhecimentos e qualificações. Assim sendo, a gestão de pessoas vem adquirindo cada vez mais valor estratégico na viabilização do completo crescimento da atividade logística das empresas em todo o país, garantindo também destaque a nível mundial.

Portanto, a gestão de pessoas na logística precisa refletir o modo que as empresas veem e dispõem os colaborados nessa era de tecnologia e informações avançadas. O capital humano deve ser considerado parte inteligente do capital da organização, qualificado com habilidades e conhecimentos que auxiliam na administração de todos os recursos.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

ebook profissão comprador

Share on LinkedInShare on FacebookShare on Google+Email this to someone