O valor de um consultor logístico na gestão empresarial

profissão-consultor-logistica

Sabemos que a logística está amplamente e diretamente relacionada ao controle e gestão de bens, produtos, informações e outros recursos, incluindo ainda energia e pessoas.

A logística é considerada parte fundamental e responsável na condução de um bem do ponto inicial ou de origem a um ponto final ou de consumo. Este serviço de transporte abrange passos importantes para as empresas, como a informação, inventário, cuidados com o manuseio do produto, pacote, armazenagem (quando necessário) e também a segurança.

Mas onde entra o consultor de logística nisso tudo?

Se pararmos para verificar, encontraremos problemas em setores de vendas e compras das empresas, como por exemplo, um vendedor vender o que não tem estoque ou o comprador comprar quantidades erradas e fora do prazo para receber.

Vendo mais de perto, se encontram ainda material mal guardado e erros na separação de pedidos. Tudo isso causa desperdício de tempo e aumenta custos, porque reduz a produtividade e gera atrasos. Muitas vezes, esses problemas levam ao desequilíbrio financeiro e a má gestão de suprimentos.

O que nos leva a pensar o óbvio. É necessária uma reorganização na logística interna ou externa das empresas antes de investir em caros sistemas de WMS, por exemplo.

Na maioria das vezes, o melhor caminho e mais curto para reorganizar processos e diminuir custos está na contratação de uma consultoria logística, que deve ser encarada como uma ferramenta para evitar desgastes e investimentos desnecessários.

A atuação do consultor de logística

Por definição, consultor é o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade.

Sabendo isso, vamos associar este profissional citado acima a uma área fundamental para o desenvolvimento econômico de uma sociedade, de um país, em todos os segmentos: serviços, indústria, comércio…à logística, ou melhor, à consultoria em logística.

Podemos apontar algumas situações encontradas nas empresas, e que, muitas vezes, por falta de um olhar mais atento de alguns gestores, não há procedimentos ou o setor valorizado e organizado. Quando se obtém os dados dos clientes, qual o próximo passo? Realizar o processamento dos dados e analisa-los estatisticamente. Vendo assim, parece óbvio, não é?

Mas é aí que entra o consultor, pois este elabora indicadores de acompanhamento da implementação dos projetos, tudo através da observação e interpretação dos dados obtidos. Após este passo, há a elaboração de projetos e processos de melhoria e/ou implantação de mecanismos de controle. Por conseguinte, a consultoria de logística dá o suporte e acompanha a implementação dos projetos, ampliando melhorias nos processos internos e pode até orientar estagiários e analistas participantes no mesmo projeto.

Devido a dificuldade de integração e ação, o papel do consultor de logística é dar suporte às empresas que procuram viabilidade econômica e funcional em processos, buscando assim maior eficiência de atendimento do sistema logístico, do fornecedor inicial ao cliente final.

Conclusão

Sabemos que o transporte de bens e produtos continuará crescendo, especialmente porque, intermediando este serviço, teremos mais competitividade.

Quando consideramos o aspecto geral da cadeia logística quanto individualmente, oposições ou dificuldades de aceitação às mudanças em relação a novos processos são normais e previsíveis. O que ainda acontece em muitas empresas, é que o diagnóstico realizado pelo consultor e as alterações propostas depois de muita investigação não encontram ambiente colaborativo e nem coordenação para as ações sugeridas.

A importância de análises para identificar problemas e melhorar processos em logística permite que esforços sejam concentrados e acertados em tempo e com energia e os investimentos utilizados corretamente. A logística exige soluções e ações eficazes com presteza, agilidade, preparo, inteligência, sem atalhos ou meios caminhos. Se houver conscientização disso, melhores práticas e novas ideias surgirão mais rapidamente.

Portanto, podemos dizer que os serviços de consultoria logística têm e terão oportunidades de apresentar soluções às empresas, hoje e no futuro.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

empresas-manaus-vendas