Vantagens do transporte aéreo de cargas

O setor logístico brasileiro, ainda que em constante evolução, se baseia quase que integralmente no modal rodoviário. No entanto, o transporte aéreo de cargas, progressivamente, mostra uma expressividade maior e, aos poucos, vem se tornando uma alternativa inteligente, ágil e comum no país – o que faz dele um modelo cada vez mais procurado também. O cenário atual ainda oferece muito espaço para o crescimento dessa operação.

Segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), mesmo com a facilidade que o setor aéreo representa para o transporte em um país com a nossa dimensão territorial, a logística de cargas – bens e serviços – por avião ainda é pouco aproveitada no Brasil. Menos de 20% da capacidade (em peso) para transporte de cargas nas aeronaves é utilizada.

Assim como no transporte aéreo de passageiros, o de carga comporta segmentações importantes que ajudam a melhor compreendê-lo. Uma primeira divisão pode ser feita entre o mercado doméstico e o internacional. Outra classificação possível é pelo tipo de carga: industrial, pequenas encomendas e correios. Do ponto de vista operacional, a diferenciação é entre carga de porão (aeronaves mistas de passageiros e carga) e transportada por cargueiros. Cada um desses segmentos e modalidades de operação guarda peculiaridades, que dificultam o tratamento unificado.

Independentemente dessa questão, podemos destacar as vantagens desse tipo de operação. Uma carga enviada por modal aéreo tem o benefício de chegar ao seu destino muito mais rápido do que se fosse transportada pelas rodovias. Outra característica está na urgência para a realização do transporte. Isso significa, por exemplo, que para materiais de curta validade ou altamente perecíveis (revistas e jornais de tiragem diária, medicamentos etc.), esse transporte é a melhor solução logística.

Hoje, em termos de utilização do modal aeroviário para transporte de cargas expressas, podemos elencar quatro segmentos que se destacam e tendem a continuar na liderança pelos próximos anos.  São eles:

•          Automotivo;

•          Manufatureiro;

•          Químico;

•          Healthcare.

Considerando todos os resultados proporcionados pela velocidadedas entregas, vale destacar, também, que o transporte aéreo consegue alcançar e atender a regiões mais distantes e remotas, especialmente em países como o Brasil, cuja extensão territorial é grande.

Se você tem interesse em saber mais detalhes sobre o frete aéreo, então confira este outro conteúdo que preparamos em nosso Blog, clicando em https://bit.ly/3tpoRPs.