Transporte de Correlatos/Produtos para a Saúde: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

Se você está em busca de informações sobre este tipo de transporte ou precisa de uma empresa especializada neste serviço, então acompanhe este conteúdo até o final.

Realizar o transporte de cargas não é tão simples, existem processos que não podem ser ignorados para garantir uma entrega bem-sucedida e segura. Entre as complexidades e burocracias no deslocamento de uma mercadoria até o seu destino, são necessárias algumas boas práticas e cuidados com a integridade do produto, além de profissionais experientes para providenciar atividades de preparação, manuseio, rastreamento, roteirização, gestão de frota, gerenciamento de risco, entre outros processos essenciais que asseguram a pontualidade e a integridade dos produtos.

Um dos segmentos mais complexos é o transporte de produtos relacionados à saúde, que exigem certificações emitidas pela ANVISA, veículos adaptados e cuidados específicos de manuseio e armazenamento. Portanto, realizar o transporte e a logística de produtos farmacêuticos e correlatos exige cuidados especiais, confiança e segurança por parte da prestadora de serviço. Entre as exigências estão a autorização especial da ANVISA, veículos com higienização e dedetização regular, além de gerenciamento de riscos durante a operação. Podemos citar como exemplo de correlatos:

  • equipamentos de diagnóstico;
  • equipamentos de terapia;
  • equipamentos de apoio médico-hospitalar;
  • produtos para diagnóstico de uso in vitro;
  • materiais e artigos descartáveis.

O Decreto

Conforme a definição do inciso do Decreto nº 79.094, os produtos correlatos de saúde são equipamentos de diagnóstico, de terapia e de apoio médico-hospitalar. Podem ser ainda materiais e artigos descartáveis, implantáveis e de apoio médico-hospitalar. Além disso, os produtos correlatos de saúde abrangem também itens para diagnósticos de uso ‘in vitro’, que são os reagentes, padrões, calibradores, controles, materiais, artigos e instrumentos, que contribuam para realizar determinação de amostra biológica e não estejam destinados a cumprir função anatômica, física ou terapêutica.

Quais são as boas práticas no transporte?

Para o transporte de correlatos, confira as necessidades principais:

  • Sinalização dos materiais transportados;
  • Certificado emitido pela ANVISA;
  • Temperatura controlada nos veículos;
  • Higienização constante da frota;
  • Permanência de um profissional farmacêutico nas atividades;
  • Profissionais especializados no manuseio.

O transporte

Dependendo de como são armazenados, conduzidos e manipulados estes itens, é possível que a qualidade dos mesmos seja comprometida, o que pode acarretar prejuízos não somente para os resultados das empresas envolvidas, mas também para o bem-estar do paciente.

Por isso, é muito importante contar com uma empresa especialista e com mais de 22 anos de mercado! Entre em contato conosco.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer realizar uma cotação, entre em contato com nossa equipe pelo https://www.ccaexpress.com.br/.  Somos licenciados pela ANVISA para atuar como Transportadora de Correlatos.