Como avaliar o desempenho do frete aéreo e rodoviário

frete aéreo como avaliar desempenho

Dentro das empresas algumas decisões são tomadas emocionalmente e outras racionalmente. Nas decisões racionais, os números são os grandes aliados porque mostram a eficiência de uma organização. E para ser eficiente é preciso medir e analisar. Todos sabem que não há gerenciamento se não houver medição de desempenho. Comece a medir o desempenho de sua logística com o uso dos KPIs, inclusive o frete aéreo.

Uso dos KPIs na logística

Antes de falar do frete aéreo especificamente, vamos lembrar que os profissionais de logística, e não só eles, usam os chamados KPIs (Key Performance Indicators) para gerenciar toda a cadeia. O objetivo é medir os vários processos logísticos, desde a estocagem até o transporte, criando indicadores-chave que servirão de base para decisões gerenciais.

Existem muitos tipos de indicadores e sua utilização vai depender do objetivo da avaliação. Importante dizer que nem toda métrica é um KPI (indicador-chave), mas todo KPI certamente é uma métrica, ou seja, é quantitativo. Ao defini-lo é necessário entender se ele é estratégico para o processo e qual o grau de precisão das informações.

Na logística existem inúmeros indicadores, veja alguns mais importantes:

  • Pedido Perfeito
  • Entregas no Prazo
  • Custo do Transporte em Relação à Venda
  • Custo de Não Conformidade no Transporte
  • Avarias no Transporte
  • Capacidade de Carga do Caminhão
  • Acertos na Emissão dos Conhecimentos de Transporte
  • Devolução de Mercadoria
  • Tempo do Ciclo do Pedido
  • Custo de Armazenagem
  • Giro dos Estoques

Também os indicadores podem ser classificados em:

Custos

Custo de transporte de distribuição;

Custos de armazenagem/movimentação com terceiros.

ATENDIMENTO

Desempenho na entrega;

Reclamações dos clientes;

Retornos/devoluções/cancelamentos;

Tempo de ciclo do pedido;

Pedidos não atendidos;

Avarias.

QUALIDADE

Precisão da expedição;

Precisão da entrada de pedidos.

PRODUTIVIDADE/GESTÃO

Produtividade da operação (tempo);

Taxa de ocupação de espaços de estocagem;

Fator de ocupação da frota (transporte);

Produtividade da mão de obra do armazém;

Produtividade da mão de obra de transporte;

Inventário;

Atendimento de pedidos.

Como podem ver, as possibilidades de avaliação são grandes, mas a escolha do indicador deve ser baseada naquilo que mais agrega valor ao seu cliente. É comum, por exemplo, encontrar casos nos quais o destinatário prefere receber sua mercadora em menos tempo, com uma entrega rápida, mesmo se isto tiver um custo maior.  São situações que o valor do tempo no processo logístico faz toda a diferença para o cliente. E deve ser levado em conta ao escolher se o modal de transporte será rodoviário, aéreo ou qualquer outro.

Não precisa ser complexo

Quando uma empresa ainda não tem uma avaliação logística estruturada, a solução é começar com avaliações simples. Aliás, simplificar traz muitos ganhos na rotina do profissional, seja de logística ou comprador. Numa planilha simples de Excel (se quiser, enviamos uma) o profissional de logística ou de compras consegue controlar os principais processos com informações básicas.

Em muitos casos, empresas não avaliam seus fornecedores através de números, e sim por razões mais emocionais. Essa prática tem os seus riscos e num ambiente sempre muito concorrido, pode ser prejudicial. Temos que cultivar a eficiência mesmo se não a atingirmos frequentemente. É a busca por fazer melhor, que dita o progresso e o crescimento da organização.

Metas para o serviço de frete aéreo

Muitos concordam em avaliar transportadoras no modal rodoviário, mas poucas empresas dão a mesma atenção quando se fala de frete aéreo. Mesmo se o uso do frete aéreo for ocasional ou em situação de exceção, não há motivo para não medir o desempenho. Afinal, como fica a impressão para um cliente novo depois de uma entrega fora do prazo? Com certeza vai refletir nas compras futuras. A própria escolha do frete aéreo, já pressupõe a importância da entrega.

Uma forma de escolher um prestador de serviço é pedir um relatório operacional da empresa para que sirva de base para fretes futuros. Nesta conversa a transparência é fundamental, já que anomalias nos processos de entregas existem e tem diversas naturezas. No caso do frete aéreo, as não conformidades podem vir de situações que fogem do controle como greves, catástrofes, gargalos burocráticos, restrições em aeroportos, etc. Uma das vantagens da avaliação do transporte aéreo de cargas é justamente separar nos indicadores o que é imprevisto e o que é ineficiência a ser melhorada.

O compromisso de melhoria passa por estabelecer metas em comum acordo com os prestadores de serviço e manter uma avaliação de desempenho logístico frequente.

Logística eficiente também é marketing, e pode ser aquele diferencial que a empresa precisa para atender mais clientes por todo o Brasil.

Quer saber nosso desempenho na prestação de serviço frete aéreo? É só nos chamar.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

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