Guia completo da profissão de comprador profissional

profissão comprador

O bom profissional de compras sempre foi essencial para as empresas. Se ele estiver preparado para decisões estratégicas e possuir habilidades interpessoais, poderá vir a ser o próximo CEO. Exagero? Não é, não. Se pensarmos o conjunto de conhecimentos e competências necessárias para que ele exerça a função, concluímos que ele tem tudo para chegar ao topo da administração.

Claro que, um comprador sênior não se forma de um dia para o outro. Em média pode chegar a 8 anos. Quem escolheu a profissão de comprador sabe que não será fácil.

Habilidades

As habilidades do profissional de compras abrangem desde as de origem técnica, como cálculo de custo do produto, até áreas mais relacionadas às humanas como liderança, boa comunicação e a principal delas: a negociação com pessoas. Não se trata apenas de fornecedores. Negociar prioridades com colegas de outros departamentos, entender especificações, muitas vezes obscuras ou incompletas, são os chamados ossos do ofício.

De estagiário a comprador sênior

Não existe uma formação específica para compradores, mas na prática, os cursos mais procurados por quem almeja esta função, são aqueles voltados à Administração de Empresas e Cursos de Logística.

A logística tem muito a ver com a função de comprador porque ela dá ao profissional a noção do tempo numa cadeia de suprimentos e a importância do fluxo de materiais. Esta questão é relevante quando é preciso decidir. Não só pelo preço, mas também pelo ritmo da produção. E todos os custos envolvidos numa parada ou gargalo.

A trajetória do profissional pode começar como estagiário ou assistente e ao longo dos anos, com um acúmulo de conhecimentos e habilidades, alcançar níveis de liderança. Hoje, muito mais que antigamente, ele irá precisar desenvolver um bom Inglês, noções importantes de psicologia e visão sistêmica do negócio. Juntar todas essas habilidades numa só pessoa é difícil, e por isso mesmo, uma interessante oportunidade de carreira profissional.

E-book Gratuito: Profissão de Comprador

Preparamos um e-book para quem se interessar em saber mais sobre esta onipresente profissão. Falamos sobre o começo de uma carreira de comprador, sobre as classificações normalmente feitas pelas indústrias, comércio e governos, e também um dicionário dos principais termos e siglas usadas nas atividades do profissional de compras. Pode baixar, é gratuito.

profissão comprador

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

2 Comments on "Guia completo da profissão de comprador profissional"

  1. cristina | at |

    Muito bom, este guia sobre comprador, acabamos adquirindo mais conhecimento, por mais que não trabalhamos na área de compras na empresa, pois quem sabe no futuro podemos sim atuar na mesma.

    att

  2. Robson Silva | at |

    Como faço para adquirir este guia pois na empresa que eu trabalho desenvolvo a função de comprador.

Comments are closed.