Como a Aviação encurta distâncias e facilita os negócios

A história da aviação civil no Brasil, e por consequência do frete aéreo, vem de muitos anos.

No Brasil, a aviação começou de fato em 7 de janeiro de 1910, com Dimitri Sensaud de Lavaud. Nascido na Espanha e naturalizado brasileiro, este aviador, engenheiro e inventor, fez o primeiro voo com sucesso, de toda América Latina, num avião que ele mesmo construiu, em Osasco (SP) nessa data.

Porém os anos da década de 1920, especialmente 1927, foram decisivos. Janeiro daquele ano se tornou marcante para a história da aviação comercial no Brasil, pois a companhia Condor Syndikat foi a primeira a transportar passageiros na data, num voo que ligava o Rio de Janeiro a cidade de Florianópolis (SC).

Aproximar os mercados: uma tradição do RS desde 1927

Ainda no ano de 1927, em junho, surgiu a VARIG – Viação Aérea Rio-Grandense, a primeira companhia aérea brasileira. A partir daí, podemos dizer que a importância do Estado do Rio Grande do Sul em ligar nosso país continental de ponta a ponta é de muitos anos. Para isso, tornou possível o contato e a realização de negócios entre empresas de grandes centros e capitais do país, aproximando quem quer vender de quem quer comprar. Foi considerada a maior transportadora no começo do século XXI, tamanho seu alcance e suas rotas.

E desde que começou a transportar pessoas, também transportou cargas, pois havia ainda muito espaço excedente entre as bagagens. Vale dizer que o transporte aéreo é essencial e extremamente rápido dentro das modalidades de transporte de cargas. Tanto no envio de cargas com alto valor ou de encomendas com urgência de entrega.

Crescimento da aviação civil no Brasil

Outro fato marcante na história da aviação no país ocorreu em 1933, quando surgiu a VASP – Viação Aérea São Paulo. Outra grande companhia que ajudou na expansão dos negócios pelo país.

Durante a II Guerra Mundial, os aviões foram muito utilizados no transporte de cargas e soldados. E com isso, houve aprimoramento dos conhecimentos técnicos e evoluções nas tecnologias empregadas na aviação.

Devido ao imenso território nacional e à falta de outros meios de transporte adequados, a aviação teve grande expansão, facilitando o frete aéreo. Chegamos a ter, no ano de 1960, o segundo maior volume de tráfego aéreo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Nosso agradecimento especial ao Pai da Aviação

Em 23 de outubro é celebrado o Dia da Aviação e do Aviador no Brasil. Neste dia, em 1906, Alberto Santos Dumont se tornou a primeira pessoa no mundo a voar, no seu 14-BIS, na França, no parque de Bagatelle, em Paris.

Com tal grande feito, este dia especial virou lei, em 1936, através de um decreto presidencial, e se tornou o Dia do Aviador.

Nosso agradecimento e homenagem a todos que contribuíram e contribuem para o crescimento da aviação civil e comercial neste gigante Brasil, tornando a cada dia mais possível o frete aéreo para empresas em seus negócios.

Nossa empresa tem mais de 20 anos de experiência em frete aéreo. Contamos com equipe especializada e com o melhor atendimento. Faça sua cotação online.

Contem sempre conosco!

CCA Team

Soluções em transporte expresso, na medida da sua urgência

ebook-profissao-logistica