Goiânia, 86 anos de história e muito crescimento!

A fundação desta cidade planejada ocorreu em 24 de outubro de 1933 durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Este, que criou a Marcha para o Oeste, buscava fomentar a ocupação e o por consequência o desenvolvimento da região Centro-Oeste do país.

Para tanto, designou Pedro Ludovico Teixeira como responsável pelo planejamento e construção da nova cidade para ser a capital administrativa e política do estado de Goiás.

Pedro Ludovico, por decreto, incumbiu o urbanista e arquiteto Attilio Corrêa Lima de projetar a capital, em estilo Art Déco. O projeto original acabou reformulado por Armando de Godoy.

Foi então em 24 de outubro de 1933 que Pedro Ludovico Teixeira apresentou a pedra fundamental da nova cidade. Sua inauguração oficial aconteceu em 5 de julho de 1942. Nos anos de 2000, Goiânia tinha a maior área verde per capita entre as capitais nacionais.

A população estimada pelo IBGE em 2019 é de 1.516.113 habitantes, sendo a décima segunda cidade mais populosa do Brasil. Embora tenha sido originalmente planejada para 50 mil pessoas.

Mas nem tudo sempre foi assim. Em 1735 começaram a chegar os imigrantes europeus que pouco depois exploram e extraíram ouro da região. Porém, toda a área central do Brasil já era ocupada por várias tribos indígenas, como os acroás, xacriabás, macro-jê, javaés, xavantes e caiapós.

O desenvolvimento da economia goianiense

A economia de Goiânia, nos anos de 1970, era voltada ao setor primário, especialmente a agropecuária.

Após este período, a situação mudou e até os dias de hoje, o setor secundário é um dos mais importantes da cidade. Indústrias de confecção, sendo o quarto maior polo nacional; de alimentação, com muitas empresas de laticínios e frigoríficos; e farmacêuticas têm grande destaque.

Embora esteja localizada num Estado com expressivo setor agropecuário, a cidade de Goiânia se destaca por ter quase 3 mil indústrias de confecção.

Porém é o setor terciário que predomina na economia da cidade, gerando aproximadamente 80% da economia, com serviços de saúde, com a administração pública e atividades imobiliárias.

O PIB per capita em Goiânia, segundo o IBGE, é de mais de R$ 32 mil.

CCA – encurtando distâncias!

Soluções em transporte expresso, na medida da sua urgência