A logística na manutenção – urgência na reposição de peças

logistica-manutencao-industrial

Para o melhor entendimento do nosso assunto, vamos começar mencionando qual o objetivo da manutenção. Este não deve ser compreendido como apenas recompor as circunstâncias iniciais de sistemas ou equipamentos, mas tem o propósito de garantir disponibilidade e funcionamento desses sistemas ou equipamentos, evitando quebras e falhas dos que são utilizados na empresa.

Às vezes, algumas indústrias deixam a manutenção em segundo plano. Mas sua importância vem sendo percebida com mais clareza pelos gestores nos tempos atuais. Afinal, a manutenção interfere diretamente na produtividade e qualidade dos parques fabris. E como máquina parada é prejuízo na certa, é importante contar com empresas de logística expressa, como o transporte aéreo, para reduzir drasticamente o tempo quando se espera uma nova peça ou a mesma reparada.

Tipos de manutenção na indústria

Normalmente, a manutenção pode ser dividida em três áreas:

Preventiva: quando é planejada e realizada com antecedência a fim de evitar falhas ou quebras nas máquinas. Exemplos: substituição de óleo e filtro de compressores de ar e de correias, lubrificação de equipamentos.

Preditiva: conhecida também como manutenção diagnóstica, é realizada antes de surgirem os problemas nos equipamentos. Desde que, porém, possibilitem monitoramento e acompanhamento com instrumentos. Exemplos: análise de vibração em mancais, medição de folgas, desgaste de serras.

Corretiva: este tipo de manutenção ocorre quando há problemas, como quebra ou falha de uma máquina. Há pressa e urgência na correção desse problema, pois muitas vezes interrompe a produção ou linha de montagem. Exemplos: engrenagem com dente quebrado, vazamento de um sistema de resfriamento.

Quando surge a necessidade da manutenção corretiva, a entrega de peças, frequentemente, precisa acontecer com muita rapidez e agilidade. Os custos de uma produção parcial ou totalmente parada aguardando uma peça são e serão muito maiores do que solicitar um frete urgente, como o aéreo. Mandar peças para conserto ou adquirir novas de um fornecedor distante acontecem seguidamente às indústrias. Então, é possível esperar muito tempo para receber essa peça? Sabemos que NÃO.

Confiança no prestador de serviço

Havendo a imposição de manutenção corretiva, como a troca de uma peça por quebra ou falha, neste momento, é primordial contar com fornecedores de confiança, seja da própria peça ou de logística urgente, como especialistas em transporte expresso. Afinal, imprevistos não tem hora para acontecer e a produção não pode parar.

Utilizar o transporte expresso, como o aéreo, é muito importante para reduzir o tempo de espera na retomada da produção nas indústrias. Acrescentando a este fato, contar com uma solução de frete aéreo para atender demandas urgentes e inesperadas, se torna essencial em situações emergenciais e com alta prioridade como reparar os equipamentos e reduzir as perdas na produção.

Conte conosco para isso.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

ebook profissão comprador