Parabéns Maceió – e lá se vão 204 anos de vida!

A cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, no Nordeste brasileiro, completa no dia 05 de dezembro mais um aniversário. São 204 de fundação e de muita histórica pra contar desta cidade surgida a partir de um engenho de açúcar.

Seu próprio nome, de origem indígena da tribo Tupi, quer dizer algo como o que tapa ou cobre o alagadiço.

Nessa época, Maceió fazia parte da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul. Isso até o ano de 1815. Neste tempo, Alagoas pertencia a Pernambuco. Ainda não era um estado da federação.

Em 1839, a vila de Maceió foi constituída como cidade devido a sua importância nas exportações de tabaco, açúcar, coco e especiarias que ocorriam no Porto de Jaraguá.

Neste porto, no século XVII, com a chegada dos portugueses vieram maior movimentação e ocupação do território.

Porém sua fundação ficou registrada oficialmente em 05 de dezembro de 1815.

A variada economia de Maceió: indústrias e turismo

O município de Maceió é o principal produtor brasileiro de sal-gema. Produto muito utilizado pela indústria química. A economia da cidade também abrange a produção de açúcar, plásticos, cimento e alimentos e também da metalurgia.

Além disso, há a extração de recursos naturais como gás natural e petróleo, além de produção pecuária e agricultura.

O turismo, iniciado durante o século XX, é outra grande fonte de renda para a cidade de Maceió. Suas praias atraem visitantes de todos os lugares do mundo.

O que aumentou bastante a partir de 2005, com a inauguração do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, facilitando o acesso dos turistas.

É conhecida por suas belas praias de águas transparentes como o “Caribe brasileiro”.

A população estimada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2019 é de mais de 1 milhão de habitantes. E o PIB per capita da cidade é de quase R$ 21 mil.

CCA – encurtando distâncias!

Soluções em transporte expresso, na medida da sua urgência