Transportadora com Anvisa não é suficiente

certificação anvisa para transportadoras

As transportadoras certificadas pela Anvisa têm como obrigação o cumprimento das boas práticas de transporte de acordo com as normas legais, obviamente, mas só isso não basta. Em se tratando de produtos que visam a saúde das pessoas é preciso rapidez e rastreamento eficaz. Veja abaixo como pode ser a certificação Anvisa para transportadoras.

Certificação Anvisa para transportadora

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divide as certificações em duas categorias que são combinadas:

Áreas principais de atuação

  • Higiene, cosméticos e perfumes
  • Medicamentos e insumos farmacêuticos
  • Produtos para saúde ou correlatos
  • Saneante para uso domiciliar ou somissanitários

Atividades principais

  • Distribuição
  • Exportação
  • Fabricação
  • Importação
  • Transporte

Assim uma transportadora pode ser certificada, por exemplo, somente em transporte de produtos correlatos. Outras podem ser autorizadas para o transporte de medicamentos e saneantes, mas não para correlatos. Ou seja, a autorização da Anvisa vai depender do tipo da certificação escolhida.

Suporte farmacêutico

Mesmo que a equipe da transportadora esteja bem treinada nas boas práticas, é necessário o suporte de um profissional especializado, nesse caso o farmacêutico. Além de contribuir na implantação do Manual das Boas Práticas ele avalia, caso a caso, as medidas a serem tomadas sobre armazenamento e condições para a movimentação da carga. É ele quem vai assegurar que as etapas do transporte ocorram dentro das normas exigidas pela Anvisa. No caso de sinistros, ele verifica a integridade da mercadoria e orienta sobre os procedimentos a seguir.

Rastreamento EDI e pró-ativo

A informação durante a operação logística é tão importante quanto o transporte da mercadoria. O rastreamento das cargas é o mínimo que todo transportador deve fazer.

O melhor exemplo do uso da tecnologia para aumentar a eficiência na comunicação do rastreamento é o sistema EDI (Electronic Data Interchange). Podemos definir esse sistema como uma troca de dados estruturados eletronicamente entre duas empresas. São documentos eletrônicos padronizados e transmitidos em tempo real entre dois ou mais computadores. O e-mail também é um canal de troca de documentos eletrônicos, porém demanda a atuação de pessoas no processo. Funciona assim:

  1. Os dados a serem enviados são separados via software;
  2. Depois são transformados em um arquivo no formato EDI;
  3. O arquivo no formato EDI então é transmitido à outra empresa através de uma conexão. Existem várias maneiras de se realizar esta conexão, sendo o mais comum o uso de um protocolo de internet seguro.
sistema edi para rastreamento de carga

Diagrama sobre o funcionamento de um sistema EDI para rastreamento de cargas.

Por se tratar de um processo que ocorre entre computadores, a comunicação pelo sistema EDI tem como maior benefício a rapidez e a precisão na comunicação.

Além do sistema EDI para agilizar o rastreamento, aqui na CCA Express sugerimos um complemento para a função do rastreamento comum. Se trata do rastreamento pró-ativo que mantém a informação do rastreio para o remetente e o destinatário. Funciona assim: ao dar início na operação de transporte, cadastramos um e-mail do solicitante da empresa remetente e pedimos também o e-mail do destinatário para que ele não precise entrar em contato com o remetente para se informar. Fazemos isso para que o rastreamento flua automaticamente para todos os envolvidos, otimizando o tempo de ambas as partes.

 Operação logística 24h/7 dias

Os Correlatos ou Produtos de saúde tem uma definição abrangente – veja a definição dada pela Anvisa aqui – mas todos estão ligados à saúde das pessoas ou ao seu bem-estar. Quer dizer que existem situações que pedem transporte urgente, principalmente quando se tratar de medicamentos, aparelhos médicos, hospitalares ou odontológicos. Desenvolver operações logísticas que possam funcionar a qualquer hora, considerando 24h e 7 dias por semana é de grande importância para atender bem.

Controle de temperatura

A armazenagem de produtos de saúde para transporte precisa assegurar que eles estejam num ambiente de temperatura adequada. Muitos aparelhos são construídos com peças sensíveis e desenvolvidos para trabalhar somente em condições específicas de temperatura. Um armazenamento errado por uma transportadora pode, posteriormente, levar à manutenção antes da hora, fazendo com que sua vida útil seja diminuída. Então, confira com seu transportador as condições das instalações de armazenagem e previna futuros problemas com seu cliente.

Conclusão

Apesar de todas as transportadoras certificadas pela Anvisa possuírem regras básicas de funcionamento, salientamos que a melhor forma de prestar um ótimo serviço (que envolve saúde de pessoas) é avaliar o desempenho das entregas. Veja os relatórios passados e analise com as transportadoras possíveis melhorias. É assim que as coisas evoluem.

CCA Team

Frete Aéreo e Urgentes

dicionário de logística

1 Comment on "Transportadora com Anvisa não é suficiente"

  1. Denise | at |

    Mudanças de conceito e de ângulo, colocado inteligentemente. Meus parabéns.

Comments are closed.